Finasterida Funciona Mesmo

Muitos homens julgam que a calvície ou a alopécia não tem nenhum tratamento. Este pensamento está errado, pois a Finasterida é um medicamento sob a forma de comprimido que funciona mesmo, prevenindo a futura queda de cabelos. Isto é, através da Finasterida é possível manter os cabelos que a pessoa tem. O medicamento é apropriado para quem começa a notar a queda de cabelo ou para quem tem queda de cabelo moderada. Caso esteja totalmente calvo, a solução terá necessariamente de passar por outro tipo de opção, nomeadamente o implante ou transplante capilar.

 

COMO FUNCIONA A FINASTERIDA

A Finasterida funciona a um nível molecular com o objectivo de parar a queda de cabelo e estimular o crescimento de novos cabelos, cabelos que estejam adormecidos mas ainda viáveis. É um medicamento que inibe especificamente uma enzima que transforma a testosterona, a "hormona masculina" em DHT, a principal responsável pela queda de cabelo.

Hormonas masculinas como a testosterona têm multiplos efeitos no corpo, incluindo ações na pele e folículos capilares. O cabelo, os folículos e as  glândulas sebáceas da pele são particularmente sensíveis aos hormônios androgênicos.

A testosterona é o hormônio androgênico mais potente. Todavia, as suas ações nos folículos capilares, na pele e tecido da próstata não são directas. Estes tecidos respondem a uma forma de testosterona, denominada de dihidrotestosterona ou DHT; a testosterona é convertida em DHT pela enzima 5-alfa-redutase. A Finasterida actua pela inibição da ação desta enzima e, deste modo, inibindo também a conversão da testosterona em DHT.

Embora no início a Finasterida se destinasse a tratamentos relacionados com a próstata, ao longo dos anos, investigadores descobriram que sob a forma de um comprimido de 1 miligrama por dia, a Finasterida era apropriada também para o tratamento da queda de cabelo de padrão masculino. A Finasterida é mais conhecida por Propecia, uma das designações comerciais associadas ao medicamento.

A finasteria como forma de tratamento para a queda de cabelo masculino, deve ser prescrita por um dermatologista. Este medicamento não está aprovado para tratamento da queda de cabelo nas mulheres, especialmente mulheres grávidas ou que fiquem grávidas, pois este medicamento tem o potencial de interferir com o desenvolvimento sexual do feto.